Espetáculo gravado ao vivo no dia 31 de outubro de 2013, na sala Plínio Marcos, Funarte, Brasília.

lua-logo-paulo

Homenagem ao Rei do Baião!

O Cordel Operístico Lua Alegria tem roteiro dramatúrgico baseado no livro-cordel de Paulo Matricó que trata da trajetória de vida de Luiz Gonzaga e sua saga do Nordeste à conquista do Sudeste brasileiro. É composto por três atos: Nascimento e infância de Luiz Gonzaga; Fuga de casa, a mão do destino; e O Rei do Baião.

lua-alegria-strofe

 

Espetáculo composto por 3 atos, contendo:
– Música instrumental (sanfona, zabumba, triângulo, pífano, rabeca, violões, viola, violoncelo e percussão);
– Cordel cantado em melodias e arranjos especiais;
– Declamações;
– Baião de viola e toada com João Santana;
– Releitura de músicas de Luiz Gonzaga;
– Músicas de Paulo Matricó: Recado do Coração, Cá-regando, Imaginário (de Paulo Matricó e Erisson Porto), Apreço ao Meu Lugar (part. especial da cantora Meriele) e Assim é o Sertão;
– Poema Fim de Feira, do poeta Dedé Monteiro;
– Projeções virtuais e luzes maravilhosamente coloridas.

R

R$ 37,00

Pagamento por cartão de crédito, boleto ou paypal.

Vídeo de 1h20min.

* Opções Full HD, média resolução e mobile, para assistir online e baixar em qualquer dispositivo (computador, TV, tablet, ipad, smartphone e iphone).

Áudio em mp3 de alta resolução

Humberto Pedrancini

Diretor cênico

Meriele

Percussionista e intérprete

Ocelo Mendonça

Diretor musical

Derico Alves

Sanfoneiro

Myrlla Muniz

Intérprete

Cacau Alencar

Instrumentista (violões)

João Santana

Intérprete

Ytto Moraes

Percussionista

Paulo Matricó

Paulo Matricó

Autor e intérprete

Nascido no vale do Rio Pajeú, no município de Tabira, Pernambuco, o poeta, declamador, cantor e compositor Paulo Matricó traz no coração a essência do Sertão onde se batizou nas águas da poesia popular ao herdar do pai e de grandes menestréis da cantoria de sua região a arte de contar histórias simples com o apuro de métrica e a graciosidade da rima cadenciada.

Criado no meio de poetas, repentistas e forrozeiros, Paulo Matricó traz consigo as influências de grandes mestres da Cantoria e da música popular do Nordeste. Iniciou a carreira musical em 1990, em Caruaru, com a formação do grupo Matricó – expressão indígena que significa Pai do Fogo (Instrumento rudimentar que com atrito entre duas pedras gera fogo).

Lançou seu primeiro CD em 1995 e hoje tem 10 álbuns publicados, um deles, Maria Pereira, lançado na Alemanha, em parceria com o compositor alemão Stephan Maria, em 1999, quando residiu e trabalhou por 2 anos naquele país. Em 2007 esteve na Europa participando de importante festival de cultura brasileira, nas cidades de Madrid e Sevilla. Entre suas músicas publicadas estão composições em parceria com Cátia de França, Anchieta Dali e outros músicos e poetas do Nordeste.

Discografia

Outro Verso (1995); Junho Também (1997); Maria Pereira (2000); Forrozeio (2001); Em Canto do Sertão (2002); Matricó no Pé de Serra (2006); Claro (2007); DVD Claro, O Coração no Cerrado (2010); Lavradores (2014); e o Álbum Online Cordel Operístico Lua Alegria (2014).

Esse espetáculo é uma aula de Brasil, uma aula de música, uma aula de performance de grandes artistas, tocando e cantado, uma aula de poesia… É um bálsamo, nesses tempos que vivemos, receber toda a riqueza que esse espetáculo traz.

Marcos Mesquita

Violeiro, cantor e compositor

Trechos do Espetáculo e Depoimentos

Eu vou mostrar pra vocês como se…” faz um cordel operístico, sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”. Aliás, vou mais não. Quem quiser saber, veja o Cantador, poeta e compositor Paulo Matricó, menestrel deste espetáculo que muito me impressionou pela forma como conseguiu juntar o cordel na sua forma declamatória, com cantigas tiradas do tacho que seu Lua tirou as suas e encantou o mundo. Esta ópera popular também me encantou. Só uma alma de um poeta desassombrado como Matricó é capaz de produzir algo assim. Quem viver verá. Mas veja. Wilson Freire

Poeta, escritor e cineasta, e médico nas horas vagas

Apreço ao Meu Lugar (Paulo Matricó)

Gravado ao vivo na Sala Plínio Marcos, Funarte Brasília, em 31/10/2013.

Autor: Paulo Matricó

Intérpretes: Paulo Matricó e Meriele

Músicos: Ocelo Mendonça, Ytto Moraes, Derico Alves, Cacau Alencar e Meriele.

Baixe a música em MP3, CLIQUE AQUI

Ato 2 (A Mão do Destino), Cena 7

Gravado ao vivo na Sala Plínio Marcos, Funarte Brasília, em 31/10/2013.

Autor: Paulo Matricó

Intérpretes: Paulo Matricó e Myrlla Muniz

Músicos: Ocelo Mendonça, Ytto Moraes, Derico Alves, Cacau Alencar e Meriele.

Vídeo de 1h20min.

* Opções Full HD, HD e mobile, para assistir online e baixar em qualquer dispositivo (computador, TV, tablet, ipad, smartphone).

Áudio em mp3 de alta resolução

R

R$ 37,00

Pagamento por cartão de crédito, boleto ou paypal.